Pular para a Navegação Principal

O Livro de Mórmon: Quem o escreveu e traduziu? 

O Livro de Mórmon contempla registros feitos por antigos profetas que viveram aqui nas Américas e depois foi traduzido para o inglês no início do século XIX. O Livro de Mórmon testemunha sobre Jesus Cristo e seu papel como o Salvador do mundo. Também ensina como viver como ele e encontrar a verdadeira felicidade.

 Profetas antigos documentaram registros que ensinam sobre a fé em Jesus Cristo. 

O que é o Livro de Mórmon?  

O Livro de Mórmon é um livro de escrituras usado e reconhecido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como a palavra de Deus. É usado pelos membros da Igreja juntamente com a Bíblia. Ele testemunha sobre a vida e o ministério de Jesus Cristo e Seu papel como Salvador e Redentor do mundo.

O Livro de Mórmon retrata a história de duas grandes civilizações que viveram nas antigas Américas. Uma dessas civilizações migrou para as Américas a partir de Jerusalém em 600 a.C., e a outra emigrou do Antigo Oriente muito antes disso. 

O Livro de Mórmon registra as observações da história social e política dessas civilizações. O mais importante, no entanto, é que o Livro de Mórmon testemunha o amor de Deus e a misericórdia para com Seus filhos. Os membros da Igreja acreditam que o Livro de Mórmon contém a plenitude do evangelho de Jesus Cristo. O maior evento registrado no livro é a visita de Jesus Cristo às Américas, após Sua morte e Ressurreição. 

Quem escreveu o Livro de Mórmon?  

O Livro de Mórmon contém partes de múltiplos registros escritos por diferentes profetas antigos. Esses profetas gravaram seus registros em placas de ouro. Seus registros foram compilados e resumidos de forma mais concisa, por um profeta-historiador chamado Mórmon. O Livro de Mórmon leva seu nome. Após a morte de Mórmon, seu filho Morôni completou o registro e enterrou as placas para protegê-las. 

Quem traduziu o Livro de Mórmon?  

Séculos após as mortes de Mórmon e Morôni, nasceu um garoto chamado Joseph Smith. Quando Joseph tinha 17 anos,  Morôni apareceu à ele, como um anjo e, disse que o registro antigo que ele e seu pai completaram foi escrito em placas de ouro e enterrado em uma colina perto da casa de Joseph, na zona rural de Nova York. Morôni também disse a Joseph que Deus tinha uma missão especial para ele. Joseph encontraria as placas e Deus prepararia uma maneira de serem traduzidas.

Que papel o Livro de Mórmon desempenha na história da Igreja?  

A tradução do Livro de Mórmon foi um acontecimento milagroso na história da Igreja. Joseph Smith, um pobre garoto do interior, tinha pouquíssima educação formal. Ele não tinha a capacidade de traduzir o registro por conta própria, por isso precisava de assistência divina.  

Para ajudar Joseph na importante tarefa de traduzir as escrituras sagradas, Deus preparou instrumentos. Dois desses instrumentos foram chamados de Urim e Tumim - um par de pedras ou 'intérpretes' especiais que Joseph encontrou enterradas com as placas.  Instrumentos semelhantes  foram usados por profetas no Antigo Testamento. Joseph usou essas pedras para interpretar e ditar o registro para os escribas. Joseph também usou outra pedra, chamada de pedra de vidente, para ajudar na tradução. Ele testemunhou que só foi capaz de traduzir o livro “pelo dom e poder de Deus”.   

Hoje, o Livro de Mórmon foi traduzido do inglês para mais de 100 idiomas. Isso ajudou milhões de pessoas ao redor do mundo a se aproximarem de Jesus Cristo e a aprenderem sobre o Seu evangelho.  

Por que isso importa? 

O Livro de Mórmon tem um papel tão vital agora quanto quando foi traduzido e impresso pela primeira vez. Ele testemunha sobre Jesus Cristo, convida todas as pessoas a aprenderem com Ele e ensina como podemos nos tornar mais semelhantes à Cristo. Quanto mais conhecemos Jesus Cristo e Seus ensinamentos, mais capacitados estamos para seguir o Seu exemplo perfeito.  

O Livro de Mórmon descreve padrões de comportamento e suas consequências. Padrões de fé, obediência, arrependimento e resignação têm como recompensa a verdadeira felicidade e a vida eterna. Por outro lado, padrões de orgulho, egoísmo e desrespeito aos mandamentos de Deus resultam em tristeza e destruição. Esses padrões fornecem instruções para todos os filhos de Deus, incluindo você.

Além das cópias impressas, as versões online, móvel e em áudio do Livro de Mórmon estão disponíveis em scriptures.lds.org. Clique aqui para receber uma cópia gratuita do Livro de Mórmon.

Conteúdo Relacionado

Livro de Mórmon 

Testemunho de Joseph Smith