Serviços de adoração dos Santos dos Últimos Dias

    Reuniões semanais de adoração dos santos dos últimos dias ocorrem aos domingos e todos são bem-vindos

    Rapaz distribui o sacramento aos membros da congregação

    O que acontece nos serviços de adoração dos santos dos últimos dias?

    Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se reúnem uma vez por semana, sempre aos domingos —considerado o dia do Senhor, para adorarem juntos e aprenderem uns com os outrossobre o evangelho de Jesus Cristo. Os membros da igreja são organizados em congregações chamadas de alas ou ramos, com base no local onde vivem.

    A programação de cada ala ou ramo pode variar um pouco de acordo com as necessidades de seus membros, e a partir das inspiração da liderança local. No entanto, a distribuição de tempo e organização das reuniões são iguais no mundo todo. 

    A reunião principal é conhecida como reunião sacramental, momento em que todos os membros participam juntos. Depois desta reunião principal, ocorre uma aula, que é dividida por faixa etária ou interesse dos grupos, conforme descrito abaixo:

    • Primária - Classe destinada às crianças, que inclue cantos, atividades lúdicas e estudo das escrituras com uma linguagem acessível;

    • Escola Dominical - Classe de jovens acima dos 18 anos e adultos para o estudo de uma passagem ou série de capítulos das escrituras. É comum que os jovens solteiros reúnam-se separadamente, apesar de estudarem os mesmos materiais;

    • Sociedade de Socorro - Classe das mulhares com idades acima dos 18 anos para estudo das escrituras e outros temas pertinentes à esse público; 

    • Quórum de Élderes. Classe dos homens com idades acima dos 18 anos para estudo das escrituras e outros temas pertinentes à esse público;

    • Moças - Classe destinada às adolescentes com idades entre 12 e 18 anos para estudarem juntas temas do evangelho;

    • Rapazes - Classe destinada aos adolescentes com idades entre 12 e 18 anos para estudarem juntos temas do evangelho.

    A Reunião Sacramental, a Primária e as classes de Moças e Rapazes são realizadas quase todas assemanas, com exceção de alguns domingos por ano devido à realização de conferências especiais. 

    No primeiro e terceiro domingo, adultos participam da escola dominical. No segundo e quarto domingo, esse mesmo público se divide para os encontros da Sociedade de Socorro e o Quórum de Élderes.

    Reunião Sacramental

    A reunião sacramental tem duração de uma hora e inclui orações, canto de hinos, e discursos —explanações sobre temas diversos do evangelho realizadas por membros da congregação.

    O momento mais importante da reunião sacramental é a benção e distribuição do sacramento, quando o pão e a água são compartilhados entre os membros em lembrança do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. 

    Tomar o sacramento é uma forma de reconhecer a importância de tudo o que Cristo fez para permitir que todos tenham seus pecados perdoados por meio do arrependimento e obediência aos mandamentos de Deus. 

    O sacramento também permite que os membros da Igreja renovem as promessas que fizeram quando foram batizados, tal como ser um representante de Cristo por meio de suas palavras e ações, assim como guardar Seus mandamentos. Em troca, o Senhor promete a companhia do Espírito Santo.

    Mensalmente, geralmente no primeiro domingo do mês, não há discursos regulares na reunião sacramental. Nestas ocasiões todos os membros são convidados a subirem ao púlpito para expressarem sua fé por meio de seus testemunhos acerca do evangelho de Cristo. 

    Os domingos de testemunhos também coincidem com as datas em que os membros são convidados a jejuarem —permanecerem por 24 horas sem comer e beber. Essa é uma forma de promover fortalecimento individual e coletivo dos membros em cada unidade da igreja.

    Conferências

    Duas vezes por ano, no primeiro fim de semana de abril e de outubro, os líderes mundiais da Igreja conversam com os membros em todo o mundo em uma série de reuniões chamadas de Conferência Geral

    Cinco sessões são realizadas ao longo de dois dias e e transmitidas por satélite simultaneamente para dezenas de países. As transcrições são publicadas e distribuídas em versão impressa, web e móvel. 

    Ao longo do ano os líderes da Sociedade de Socorro e do Quórum de Élderes costumam selecionar temas explanados nas conferências para conduzirem os debates em sala com os respectivos grupos.

    Além da Conferência Geral, um grupo de congregações locais também convocam reuniões duas vezes por ano, nas chamadas conferências de estaca. Esses encontros normalmente incluem uma reunião de adultos no sábado à noite e uma reunião geral no domingo. Os cultos regulares de adoração não são realizados nos dias das conferências.

    O que mais posso esperar de um serviço de adoração dos santos dos últimos dias?

    • Todas as pessoas são bem-vindas aos cultos no Dia do Senhor; 

    • As pessoas geralmente se sentam em família durante a reunião sacramental, e nenhum assento é reservado;

    • Embora não haja um código obrigatório de vestimenta, os homens costumam usar camisa branca e gravata, e as mulheres saias ou vestidos. Ninguém é rejeitado pela forma como está vestido;

    • Todas as posições na Igreja são preenchidas por voluntários. Nem mesmo o líder da congregação é pago por seu serviço. As atribuições mudam regularmente, e as pessoas são chamadas a servir em várias posições. As pessoas geralmente não escolhem sua própria posição. 

    Para mais informações ou para encontrar reuniões da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias perto de você, acesse vindeaCristo.org

    Clique aqui para aprender mais sobre o estilo de vida dos santos dos últimos dias