Pular para a Navegação Principal
Joseph Smith: profeta e primeiro presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 

Quem foi Joseph Smith? 

Quem foi Joseph Smith?

Quando nasceu Joseph Smith 

Joseph Smith Jr., filho de Joseph e Lucy, nasceu no dia 23 de dezembro de 1805 na cidade de Sharon, no estado americano de Vermont. 

A infância de Joseph Smith 

Ele teve uma infância muito pobre e foi criado em uma fazenda, junto de seus irmãos. Joseph foi o quinto a nascer de um total de onze filhos. Destes onze, somente nove filhos sobreviveriam até a fase adulta. Por causa das poucas condições financeiras de sua família, Joseph Smith Jr. recebeu somente três anos de educação formal. Esse era apenas o começo de uma vida bastante difícil. A educação que receberia viria de outra fonte: a Bíblia.  

A força de Joseph Smith 

Quando tinha sete anos de idade, Joseph foi hospitalizado devido à febre tifóide que contraiu. Ele ficou tão doente que uma infecção tomou conta de uma de suas pernas. O médico que o amparava cogitou amputá-la, mas tanto Joseph quanto sua família insistiram para que ele fosse operado. Joseph iria tentar até o fim. E assim foi. Ele suportou heroicamente a dor e teve o osso de sua perna raspado sem a aplicação de qualquer tipo de anestesia. Ele também se recusou a ingerir bebida alcoólica para aliviar a dor. Esta era somente uma das muitas demonstrações de força deste rapaz, que o mundo ainda testemunharia. 

A operação foi um sucesso e o pior foi evitado, mas mesmo assim deixou sequelas. Durante três anos, Joseph teve que usar muletas para se locomover. Pelo restante da sua vida, caminharia mancando. No entanto, nada disso fez com que Joseph Smith se deixasse abater. Ele não precisava de uma perna perfeita, pois seria com suas mãos que mudaria o rumo da história. 

A restauração de Joseph Smith 

Quem conhecia Joseph Smith Jr não esperava que aquele rapaz alegre de 1,83m e com aptidões atléticas se tornaria Profeta de Deus. No entanto, como sabemos, foi exatamente isso o que aconteceu. Em 1820, aos 14 anos, Joseph recebeu uma revelação ao ler uma passagem do Novo Testamento que o inspirou a orar (Joseph Smith Historia, 1:11-14). Durante uma oração em um bosque, ele teve uma visão que mudaria tudo para sempre. Neste episódio, que ficou conhecido como “A Primeira Visão” Deus apontou para Jesus e disse: “Este é o meu Filho Amado. Ouve-O!”. Este seria o pontapé inicial para o início da obra de restauração da Igreja de Jesus Cristo na Terra. 

Joseph Smith e a tradução de O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo 

           Como Joseph Smith Jr mudou o rumo da história? 

Pois bem, foi ele quem traduziu o Livro de Mórmon. Fez isso após receber placas de ouro das mãos do anjo Morôni. Essas placas contam a história dos Nefitas, um povo antigo que veio de Jerusalém para as Américas muito antes de Jesus Cristo nascer. 

Mas como Joseph foi capaz de traduzir um idioma que ele sequer conhecia? 

Simples, a partir do dom dado a ele por Deus. Foram pelo menos três meses de trabalho duro para passar o Livro de Mórmon para o idioma inglês. Joseph foi escolhido como profeta, homem de confiança de Deus, aquele que seria responsável por restaurar a Igreja de Cristo nestes últimos dias. Foi exatamente isso o que ele fez.

A narrativa contida no Livro de Mórmon é contada por Mórmon. O registro faz um relato de duas grandes civilizações. Um grupo chegou de Jerusalém em 600 aC. e depois foi dividido em duas nações conhecidas como nefitas e lamanitas. O outro chegara muito antes, quando o Senhor confundiu as línguas na Torre de Babel. Este grupo é conhecido como jareditas. Depois de milhares de anos, todos foram destruídos, exceto os lamanitas, que estão entre os ancestrais dos índios das Américas. 

A mensagem do Livro de Mórmon 

O Livro de Mórmon tem uma mensagem clara: Jesus Cristo é o Divino Redentor. Somente através Dele é possível encontrar felicidade e ascender à vida eterna que está por vir. Suas páginas nos revelam que a nossa salvação depende de nós mesmos, do quanto somos capazes de obedecer às leis divinas. Ao contrário do que se pensa, o Livro de Mórmon não serve para substituir a Bíblia e sim para complementá-la! As passagens contidas em Mórmon 7:8-10 mostram que isso é verdade.  

De todos os legados deixados por Joseph Smith Jr, esse é o mais importante. Ele buscou o esclarecimento a respeito da verdadeira mensagem de Jesus Cristo. Foi vencendo todas as adversidades que ele foi capaz de restaurar a Igreja e demonstrar que a palavra de Cristo serve para todos os lugares e todas as épocas. A sua profecia é verdadeira e é por isso que a quantidade de membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continua crescendo em todo o mundo. A restauração não acabou: ela continua. E você? Fará parte dessa história? 

Ainda tem dúvidas? Converse com um missionário ou visite uma de nossas capelas para saber mais. 

Você também pode encontrar mais informações na Bíblia e no Livro de Mórmon. Solicite uma cópia gratuita do Livro de Mórmon. 

Conteúdo relacionado 

Joseph Smith: Um Profeta de Deus 

Breve Explicação sobre o Livro de Mórmon 

Jesus Cristo, o Divino Redentor do Mundo  

Russel M. Nelson: O Profeta de Deus na Terra Atualmente