Presidente Russell M. Nelson: um homem preparado

    Seu jeito gentil e bondoso em tratar todas as pessoas ao seu redor fizeram de Russell M. Nelson um bom marido, pai, profissional e líder

    eu jeito gentil e bondoso em tratar todas as pessoas ao seu redor fizeram de Russell M. Nelson um bom marido, pai, profissional e llíder.

    Chamado como o 17ª Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Russell M. Nelson, teve uma vida repleta de experiências e realizações que o prepararam para o seu santo chamado.

    Onde tudo começou

    Cirurgião e pesquisador médico, internacionalmente renomado, o presidente Russel M. Nelson concluiu bacharelado em medicina pela Universidade de Utah aos 22 anos, em 1945, no mesmo ano em que se casou com Dantzel White. Logo após, cumpriu sua residência médica em cirurgia no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, quando foi chamado para servir na Guerra da Coreia, devido à necessidade premente de médicos nas Forças Armadas.

    Depois foi enviado para Washington D.C., onde formou uma unidade de pesquisa cirúrgica no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed. Em 1954, realizou sua pós-graduação na Universidade de Minnesota, onde iniciou o desenvolvimento da cirurgia cardíaca de peito aberto. Além disso, recebeu títulos honorários como doutor em ciências, ciências médicas e ciências humanas.

    A partir de 1995, Russell M. Nelson iniciou sua carreira no meio acadêmico. Ele ocupou o cargo de professor de pesquisa cirúrgica e foi diretor do Departamento de Residência de Cirurgia Torácica na Universidade de Utah, além de presidente da Divisão de Cirurgia Torácica do LDS Hospital de Salt Lake City. Lá, ele construiu um aparelho de circulação extracorpórea que usou para realizar a primeira cirurgia cardíaca de peito aberto em Utah.

    “O dever de um médico é principalmente ensinar”, observou Russell M. Nelson. Ele acrescentou: “Um médico atua realmente no mais alto nível de sua capacidade, quando ensina ao paciente qual é o problema e o que pode ser feito a esse respeito”.

    Autor de vários capítulos em livros de medicina e de outras publicações, o presidente Nelson fez palestras e visitou profissionalmente muitas organizações nos Estados Unidos e em outros países antes de seu chamado como autoridade geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Foi condecorado com diversos prêmios e distinções, inclusive o Prêmio Ex-Alunos de Destaque da Universidade de Utah; o Heart of Gold Award da Associação Americana de Cardiologia; uma menção por Serviços Internacionais da Associação Americana de Cardiologia; e o Prêmio Golden Plate, conferido pela American Academy of Achievement. Foi ainda condecorado como professor honorário em três universidades na República Popular da China.

    Honrar seu papel

    Mesmo com um currículo admirável e respeitado, o Elder Nelson sempre honrou seu papel de marido e pai. Ao lado de Dantzel White Nelson construiu uma família de 10 filhos. Ele fazia tudo o que podia para aproveitar o tempo com sua família e sempre que viajava levava Dantzel e um dos filhos junto.

    O relacionamento deles “era muito carinhoso e mutuamente prestativo”, de acordo com a filha Sylvia Webster. O caçula, Russell Nelson Jr., comentou: “Era bem óbvio que meus pais se amavam muito”. Um pouco antes do 60° aniversário de casamento, Dantzel White faleceu inesperadamente.

    Após um tempo, Russell M. Nelson casou-se com Wendy Watson. Russell Jr. afirmou: “A Wendy tem sido uma companheira realmente maravilhosa para ele. (…) Dá para ver como ele foi preparado ao longo dos anos para esse cargo e chamado, e uma parte muito importante disso foi o fato de Wendy estar em sua vida”.

    Gentil e bondoso

    Seu jeito gentil e bondoso em tratar todas as pessoas ao seu redor fizeram de Russell M. Nelson um bom marido, pai, profissional e líder.

    Por meio de sua fidelidade, ele pôde servir como instrumento nas mãos do Senhor para salvar vidas fisicamente, e hoje, pode salvar vidas espiritualmente daqueles que o escutam e seguem seus conselhos.

    O presidente Russell M. Nelson é uma testemunha de Jesus Cristo e da veracidade do Plano de Salvação que nosso Pai Celestial e Seu Amado Filho nos concederam para nos orientar e nos guiar. À medida que o presidente Nelson lidera a Igreja para o futuro, os Santos dos Últimos Dias podem ter grande consolo em saber que ele os guiará de acordo com a vontade do céu. “Declaro minha devoção a Deus, nosso Pai Eterno, e a Seu Filho, Jesus Cristo”, disse ele. “Eu Os conheço, eu Os amo e me comprometo a servi-Los — e a vocês — até o último momento de minha vida.

    Leia mais

    https://www.churchofjesuschrist.org/church/leader/russell-m-nelson?lang=por