Presidente Nelson: Com todo coração, poder, mente e força

    Presidente Russell M. Nelson cumprimentando membros de A Igreja de Jesus Cristo do Santos do Ultimos Dias

    Em 1964, Russell Marion Nelson já era um cirurgião cardíaco respeitado. Participava então no experimento de substituição de válvula aórtica, procedimento aplicado em pacientes com graves problemas coronários e que cada um tomava várias horas, às vezes dias.

    Nessas circunstâncias, foi convidado para uma entrevista com o Élder Kimball, então membro do Quórum dos Doze Apóstolos, na qual foi chamado para ser um presidente de estaca.

    'Todos que entrevistamos aqui dizem que pode ser você, mas que você não tem tempo. Você tem tempo?', perguntou o presidente Kimball. 'Eu não sei, mas eu tenho a fé', respondeu o entrevistado. Recebeu então dele uma bênção do sacerdócio, que lhe prometia que seus procedimentos cirúrgicos lhe tomariam menos tempo no futuro.

    Logo, o desenvolvimento de técnicas para procedimentos como aquele tinha caído sensivelmente, o que permitiu que o médico pudesse exercer fielmente suas atribuições como presidente de estaca. Curiosamente, apenas oito anos depois ele mesmo usou as novas técnicas numa cirurgia de coração que salvou a vida do próprio presidente Kimball, que viria a se tornar anos depois o 12o presidente da Igreja.

    O episódio mostra o tipo de ânimo com o qual o Presidente Nelson encarou as inúmeras designações que recebeu na Igreja, que cumpriu em paralelo às suas responsabilidades familiares e a uma carreira profissional que o tornou num dos cirurgiões cardíacos mais respeitados do mundo.

    Nascido em 1924 em uma família menos ativa na Igreja, Russell foi batizado aos 16 anos. Pouco tempo depois, foi convidado para participar dos ensaios para uma apresentação musical. Lá conheceu Dantzel White, com quem se casaria após três anos.

    Depois de cumprir o chamado como presidente de estaca, serviu como presidente geral da Escola Dominical. Na sequência foi representante regional do Quórum dos Doze, antes de ser chamado para ser um dos apóstolos modernos, em 1984.

    Entre suas atribuições a partir de então, Élder Nelson visitou 31 países em cinco anos para começar a construir a Igreja em locais incluindo Hungria, Tchecoslováquia, Romênia, Bulgária, Rússia, Ucrânia e Estônia. Outra atribuição sua durante os anos em que serviu como membro do Quórum dos Doze foi a de liderar o trabalho do Sistema Educacional da Igreja. Pode parecer impressionante que alguém tão ocupado tenha conseguido aprender a tocar piano e a falar mandarim, o idioma falando na China.

    Sua mulher Danztel morreu em 12 de fevereiro de 2005, pouco antes do 60º aniversário de casamento. Juntos, tiveram 10 filhos, 57 netos e mais de 100 bisnetos. Em 2006, o presidente Nelson se casou com Wendy L. Watson, sua atual companheira.

    Em julho de 2015 passou a ser o presidente do Quórum dos Doze, o que cumpriu até janeiro do ano passado, quando passou a liderar a Igreja após o falecimento do presidente Thomas S. Monson, passando a ser o 17o profeta da Igreja na era moderna.

    A despeito da vasta contribuição para a medicina, o que o tornou num dos cirurgiões cardíacos mais respeitados do mundo, o presidente Nelson tem uma visão clara de quais são suas prioridades como um servo de Deus.

    “O trabalho em que estou agora envolvido é a causa mais importante do mundo. É abrangente, satisfatório e desafiador. E devo fazer o meu melhor, porque tenho uma responsabilidade por essa mordomia”, afirmou.

    Sua vinda ao Brasil em 1º de setembro, parte de uma visita a países da América Latina, se dará dias antes do aniversário de 95 anos, mostrando que a energia com que serviu tão intensamente ao longo da vida, segue intacta.

    O Presidente Nelson ministrará um devocional nacional. A reunião presencial será no Pavilhão de Eventos do Anhembi,  para os membros das Estacas dos cinco conselhos de coordenação de São Paulo (Norte, Sul, Leste, Oeste e Interlagos), que tiverem ingressos. As demais regiões do país assistirão ao devocional na sede de suas Estacas.

    Fontes

    https://www.churchofjesuschrist.org/church/news/get-to-know-president-russell-m-nelson-a-renaissance-man?lang=eng

    https://www.churchofjesuschrist.org/prophets-and-apostles/what-are-prophets/bio/russell-m-nelson?lang=eng

    https://www.churchofjesuschrist.org/study/ensign/1984/06/elder-russell-m-nelson-applying-divine-laws?lang=eng

    https://newsroom.churchofjesuschrist.org/leader-biographies/president-russell-m-nelson