O Plano de Salvação: Qual é o plano de Deus para seus filhos?

    Deus, nosso Pai Celestial, tem um plano perfeito para Seus filhos, que nos permite aprender, crescer e, fazer escolhas para nos tornarmos mais semelhantes à Ele. Como parte desse plano, Jesus Cristo veio à Terra para nos redimir e nos mostrar o caminho. Aprenda mais sobre esse plano para a sua vida.

    Muito antes de termos nascido na Terra, todos vivíamos com Deus, nosso Pai Celestial, como filhos espirituais em uma existência pré-mortal. Desde o princípio, Deus preparou um plano para nos salvar, nos ajudar a encontrar felicidade e nos tornar mais semelhante à Ele. Esse plano é chamado de 'plano de salvação' ou 'plano de felicidade'.

    O que é o Plano de Salvação ou Plano de Felicidade?

    Como filhos espirituais de Deus na vida pré-mortal, não tínhamos corpos físicos. Deus, no entanto, tinha um corpo glorificado e perfeito de carne e osso. Ele queria que nós pudéssemos nos tornar mais semelhantes à Ele - aprender, crescer e fazer escolhas. Também queríamos ser mais parecidos com nosso Pai, mas não poderíamos progredir sem ganhar um corpo físico como Ele tinha. Então, Deus apresentou um plano, que nos ajudaria a conseguir isso.

    A Criação, a Queda e a Expiação de Jesus Cristo

    Deus sabia que para ganhar corpos precisávamos vir à Terra e, por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, criou este mundo.  Ao nascermos sem a lembrança de nossas vidas como espíritos, nossa vida mortal seria um período de provações e testes. Á medida que crescêssemos, Deus nos daria oportunidades de fazer escolhas para nos ajudar a nos desenvolver e a sermos mais semelhantes a Ele. Poderíamos mostrar nosso desejo de segui-Lo por meio de nossas escolhas. No final de nossas vidas, todos morreríamos.

    Desde o princípio, Deus sabia que cometeríamos erros. Começando com o primeiro homem e mulher, Adão e Eva, Satanás nos tentaria, e todos falhariam e pecariam. Nossos pecados tornariam impossível o retorno à presença de Deus por conta própria, e o plano seria frustrado.

    Misericordiosamente, Jesus Cristo, o Filho de Deus, prometeu que nos salvaria de nossos pecados e da morte. Jesus, assim como nós, viria à Terra, mas viveria uma vida sem pecado. Como o perfeito Filho de Deus, sofreria e morreria pelos nossos pecados, pagando o preço pelos nossos erros. O sacrifício de Jesus Cristo seria chamado de Expiação. Se escolhermos crer Nele, nos arrependermos de nossos pecados, nos empenharmos em fazer boas obras e demonstrarmos nossa fé por meio de ordenanças como o batismo, poderemos ser salvos e voltar a viver com Deus. Jesus Cristo ressuscitaria depois para que todos pudessem ser ressuscitados também. Sem Ele, todos nós estaríamos irremediavelmente perdidos para a morte e o inferno.

    Jesus Cristo e Maria no sepulcro vazio. O Plano de Salvação de Deus incluiu enviar Jesus Cristo à Terra para viver uma vida perfeita, morrer e ser ressuscitado. Por causa Dele, todos podemos voltar a viver com Deus depois de morrermos.

    Ressurreição e Julgamento

    Como parte do plano, depois de morrermos nossos espíritos vão para o mundo espiritual, um lugar de descanso e de aprendizado e crescimento. Mas, por causa de Jesus Cristo, todos nós seremos ressuscitados um dia, e nossos espíritos e corpos físicos se reunirão.

    Após a ressurreição, estaremos diante de Deus no dia do julgamento. Naquele dia, teremos uma memória perfeita de todas as nossas ações terrenas, boas e más, e Jesus será nosso advogado. O julgamento de Deus será perfeitamente justo e misericordioso.

    Após o julgamento, todos viverão eternamente. A maioria de nós viverá em reinos com diferentes graus de glória, dependendo das escolhas que tivermos feito, incluindo de nos arrependermos de nossos pecados. Por causa da Expiação de Jesus Cristo, é possível que todos nós voltemos a viver junto a Deus, como famílias no reino mais glorioso de todos, o Celestial. Satanás e seus seguidores passarão a eternidade em um lugar chamado escuridão exterior.

    Por que o Plano de Salvação é importante?

    Manter o plano de Deus em mente pode nos ajudar a fazer escolhas corretas, mesmo quando somos tentados. E saber sobre o plano de Deus para nós pode nos ajudar a encontrar esperança mesmo quando a vida esteja difícil. Todos passamos por desafios durante nossa jornada mortal, mas saber que esses desafios podem nos ajudar a aprender e a crescer e, que esta vida não é o fim de nossa existência pode nos ajudar a suportar de forma mais alegre. Acima de tudo, sabendo que temos um Pai Celestial que deseja que encontremos a felicidade e um Salvador, Jesus Cristo, que nos ama o suficiente para morrer por nós pode nos trazer consolo e paz nos momentos mais difíceis. 

    Para saber mais sobre Jesus Cristo, e o plano de Deus para a sua vida, acesse lds.org.br

    Conteúdo relacionado