Por que é importante ler o Livro de Mórmon sempre? 

    Ler o Livro de Mórmon ou outras escrituras sagradas todos os dias pode nos ajudar a ficar perto de Deus, aprender mais sobre Ele e encontrar paz em nossas vidas. 

    Jovem membro de A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias lendo o livro de Mormon. Tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon testemunham sobre Jesus Cristo.

    O que é o Livro de Mórmon? 

    O Livro de Mórmon é um livro sagrado de escrituras que testemunha sobre Jesus Cristo e sobre Sua divindade. 

    O Novo Testamento registra Jesus dizendo: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém conduzir estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor” (João 10:16). Entre as outras ovelhas mencionadas por Jesus estavam as pessoas que viviam nas antigas Américas. Após Sua ressurreição, Jesus visitou e ministrou a eles. O Livro de Mórmon trata do ministério de Jesus nas antigas Américas. Também contém os escritos de muitos profetas antigos. 

    Mórmon foi um profeta que resumiu vários textos antigos que compõem o livro que passou a ter seu nome. Joseph Smith, um profeta que viveu no século XIX, traduziu o antigo registro para o inglês. Mas o livro vai muito além de Mórmon ou Joseph Smith. Acima de tudo, ele ensina sobre Jesus Cristo e a bondade de Deus. O Livro de Mórmon não substitui a Bíblia, mas é um testemunho adicional das verdades lá ensinadas. Hoje, o Livro de Mórmon está disponível em vários idiomas. 

    Por que eu deveria ler O Livro de Mórmon? 

    Pode ser difícil para algumas pessoas entenderem por que escrituras antigas podem ser úteis no mundo moderno. Mas O Livro de Mórmon foi preparado pela mão de Deus desde o princípio para os nossos dias! E, assim como devemos alimentar nosso corpo físico todo dia para permanecermos saudáveis, também é importante alimentar nossos espíritos diariamente, “banqueteando-nos com as palavras de Deus” encontradas nas escrituras. 

    Quando lemos O Livro de Mórmon, podemos obter um testemunho de sua veracidade, e assim também saber que Joseph Smith foi um profeta de Deus e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem origem divina. Talvez o mais importante seja que O Livro de Mórmon pode nos ajudar a saber que Deus e Jesus Cristo são reais, que Deus ama e se preocupa com cada um de nós individualmente e que Ele tem um plano para Seus filhos. 

    Profetas modernos têm ensinado que ler diariamente O Livro de Mórmon pode nos ajudar a resistir à tentação de pecar, ouvir mais facilmente o Espírito Santo, superar a dúvida e o medo e receber a ajuda do céu. O Livro de Mórmon ensina princípios atemporais que podem ajudar aqueles que o leem a encontrar paz, superar as provações e a se concentrar nas coisas que realmente importam. 

    Como posso tornar meu estudo diário do Livro de Mórmon mais significativo? 

    As sugestões a seguir podem ajudar você a tornar seu estudo diário do Livro de Mórmon mais significativo, mas faça o que funciona melhor para você. Todos aprendem de maneiras diferentes e o que torna o estudo de uma pessoa mais significativo pode não funcionar para outra pessoa. 

    • Ore antes de ler. A mensagem que você precisa receber lendo O Livro de Mórmon pode ser diferente da mensagem que os outros precisam receber. Antes de ler, ore para que o Espírito Santo possa inspirar você a estar aberto às mensagens que Deus tem para você nas escrituras. 

    • Destaque suas escrituras ou o texto em seu dispositivo. A marcação de palavras ou frases que se destacam para você no Livro de Mórmon pode ajudá-lo a encontrar o que é mais significativo para você nas escrituras. Isso também pode ajudá-lo a ficar alerta e atento enquanto estuda, e ajudá-lo a encontrar versos significativos em outro momento. Você pode destacar suas escrituras tanto em um livro tradicional quanto através de um aplicativo como a Biblioteca do Evangelho. 

    • Faça anotações. Escrever sobre as experiências espirituais que você tem ao ler O Livro de Mórmon pode ajudá-lo a reconhecer essas experiências e preservar um registro delas para você reler mais tarde. Você pode fazer anotações no próprio livro ou em um diário especial para isso. 

    • Tente ouvir. Se você está tendo dificuldade em prestar atenção no que está lendo, às vezes estudar de uma maneira diferente pode ajudar, como ouvir o aplicativo Biblioteca do Evangelho, por exemplo. 

    • Busque por certas frases ou temas. Procurar palavras ou temas específicos enquanto lê pode tornar a leitura das escrituras mais significativa. Por exemplo, muitas pessoas procuram e marcam referências a Jesus Cristo ou buscam temas como a longanimidade de Deus em relação a Seus filhos no Livro de Mórmon. 

    • Reflita sobre o que lê. Em vez de apenas ler as escrituras e pronto, reserve um momento para pensar e refletir sobre o que lê. Isso pode ajudá-lo a internalizar aquilo que ler e abrir seu coração e sua mente para as mensagens do Espírito Santo de Deus. 

    Como posso aprender mais sobre o Livro de Mórmon? 

    Para solicitar uma cópia gratuita do Livro de Mórmon ou para encontrar missionários que possam lhe ensinar mais sobre O Livro de Mórmon e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou ainda para encontrar uma maneira de frequentar uma igreja perto de você, acesse www.vindeacristo.org.

    Conteúdo Relacionado 

    Quem foi Mórmon? 

    A Bíblia e o Livro de Mórmon 

    Quem escreveu e traduziu O Livro de Mórmon 

    Nossas Crenças