Pular para a Navegação Principal
Aprenda mais sobre Porque que é que os Mórmons Constroem Templos

Genealogia e História da Família - Um Elo para o Passado

Genealogia e História da Família

Para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja SUD), a família é a coisa mais importante do mundo! Os Santos dos Últimos Dias, conhecidos como os Mórmons, acreditam que as famílias podem durar para toda a eternidade. Isto significa que as nossas famílias incluem não só aqueles que vivem aqui na terra conosco, mas também os nossos avós, antepassados e outros familiares que viveram antes de nós. O Elder Quentin L. Cook, um líder Mórmon, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “O plano do nosso Pai [Celestial] está relacionado com as famílias, simbolizado por uma grande árvore. Para que uma árvore viva e cresça, ela precisa de raízes e de ramos. Nós também precisamos estar ligados tanto às nossas raízes—os nossos pais, avós e outros antepassados—e aos nossos ramos—os nossos filhos, netos e outros descendentes” (“O Plano de Nosso Pai Celestial Tem a Ver com Famílias” [discurso dado no RootsTech Family Discovery Day, Fev. 14, 2015], LDS.org).

Leia mais acerca das crenças Mórmons relativas ao trabalho de história da família e como a história da família está relacionada com a construção dos templos Mórmons Aqui

Porque é que o trabalho de história da família é tão importante para o Mórmons?

Quando Joseph Smith, o primeiro profeta desta época de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, era jovem, um anjo chamado Moróni apareceu-lhe aos pés da cama enquanto ele orava. O anjo Moróni citou vários versículos de escritura, com pequenas variações, do livro bíblico de Malaquias a Joseph (ver Joseph Smith—História 1:28–39). Moróni disse a Joseph:

“Eis que eu vos revelarei o Sacerdócio, pela mão de Elias, o profeta, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

“. . . E ele plantará no coração dos filhos as promessas feitas aos pais; e o coração dos filhos voltar-se-á para seus pais. Se assim não fosse, toda a terra seria totalmente devastada na sua vinda.” (Joseph Smith—História 1:38–39).

Os Mórmons acreditam que, tal como Moróni ensinou a Joseph Smith, os “corações dos filhos” devem voltar-se para os seus pais, ou antepassados, em preparação para a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo à Terra. Uma maneira dos Mórmons “voltarem os seus corações” para os seus antepassados é participar da história da família e da obra genealógica (ver David A. Bednar, “O Coração dos Filhos Voltar-se-á,” Ensign or Liahona, Nov. 2011, 24–27). Muitas pessoas, Mórmons ou não, podem testemunhar do espírito de amor que sentem pelos seus familiares à medida que fazem a história da sua família e a sua genealogia. Como parte do trabalho de história da família, os Mórmons reúnem os nomes dos seus familiares que já faleceram para que as ordenanças possam ser realizadas por eles. Os Mórmons acreditam que, nos templos sagrados, podemos ser selados ou unidos, com os nossos familiares, vivos e mortos, para que as famílias possam continuar para além do túmulo.

O que se Passa Dentro dos Templos Mórmons?

Os Mórmons acreditam que para voltarmos ao nosso Pai Celestial depois da morte, devemos realizar determinadas ordenanças—que incluem o batismo e o recebimento do dom do Espírito Santo—durante a nossa vida na Terra (ver Sempre Fiéis [2004], 125–126). No entanto, muitos dos filhos de Deus não tiveram a oportunidade de aceitar o evangelho de Jesus Cristo nem de receber essas ordenanças de salvação enquanto ainda estavam vivos.

Os Mórmons acreditam que continuamos a viver como espíritos depois de morrermos e que a pregação do evangelho de Jesus Cristo continua a realizar-se no mundo espiritual (ver D&C 138). Muitos dos filhos de Deus no mundo espiritual aceitarão o evangelho, e essas pessoas desejam que as ordenanças, tais como o batismo, sejam realizadas em seu favor (ver Introdução à História da Família Manual do Aluno [2012], 84). Os Santos dos Últimos Dias acreditam que Deus ordenou que os membros da Sua Igreja construíssem templos onde podem realizar as ordenanças salvadoras em favor dos seus familiares falecidos. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que ninguém será forçado a aceitar essas ordenanças (ver Introdução à História da Família Manual do Aluno, 9).

Como posso aprender mais?

Muitos Mórmons pesquisam acerca da história da família para que possam realizar as ordenanças do templo em favor dos seus familiares. Os templos Mórmons são lugares sagrados onde as famílias são unidas para a eternidade e onde são realizadas sagradas ordenanças de salvação. Crie gratuitamente a sua própria árvore genealógica no FamilySearch.org, ou aprenda mais acerca dos templos Mórmon visitando o site mormon.org