Estatísticas da Igreja de Jesus Cristo

    No início do século XIX, A Igreja de Jesus Cristo foi restaurada na Terra por meio do Profeta Joseph Smith, sob a graça e direção de Deus.

    Desde então, os Santos dos Últimos Dias se espalharam por todo o mundo e têm se multiplicado, levando cada vez mais o amor do Pai Celestial e o conhecimento da missão de Jesus Cristo às pessoas.

    Confira este artigo e tenha acesso aos impressionantes números da Igreja no Brasil, na América do Sul e no mundo.

    Quando a Igreja chegou no Brasil?

    A história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil, por vezes chamados de maneira não-oficial de mórmons, começa com a vinda dos alemães Max e Amelie Zapf no início do século XX, em 1913.

    Após fixarem moradia no Brasil, o casal deu início a um movimento de emigração de outros membros da Igreja de sua Terra natal em direção ao país.

    Percebendo como o povo brasileiro assimilava os ensinamentos de Jesus Cristo e desejava conhecer melhor a doutrina dos Santos dos Últimos Dias, eles solicitaram materiais e livros da Igreja para que pudessem melhorar a instrução do evangelho ao povo local, no território de Santa Catarina.

    Logo depois, em 1931, foi criada a primeira capela da Igreja na América do Sul, na cidade de Joinville (SC). A tradução do Livro de Mórmon para a língua portuguesa veio no ano de 1939.

    capela da igreja de jesus cristo (tambem conhecido como igreja mormon) em Joinville, Santa Catarina
    antiga capela da Igreja na cidade de Joinville (SC)

    O crescimento da Igreja no Brasil

    O crescimento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil é impressionante. Se em 1935 eram apenas 148 membros, pouco mais de 20 anos depois, em 1958, esse número já era de 1.454.

    A tradução das escrituras sagradas para a língua portuguesa, o estabelecimento das missões e o trabalho da Igreja na América do Sul resultaram em uma conquista incrível ao final do século XX: em 1998 o número de Santos dos Últimos Dias em território brasileiro já ultrapassava 700 mil.

    Atualmente, existem mais de 1,3 milhão de membros da Igreja no Brasil, espalhados por todo o território nacional.

    Comparativo com outras regiões

    A América do Sul representa uma concentração considerável de membros da Igreja no mundo. Em todo o globo, são aproximadamente 16 milhões de membros, sendo que, destes, mais de 4 milhões estão em território sul-americano.

    O Brasil representa o terceiro maior contingente de Santos dos Últimos Dias, atrás apenas de México (1,4 milhão) e Estados Unidos (6,6 milhões).

    Outros países com números grandiosos na América do Sul são Chile e Peru, com quase 600 mil membros cada um, e Argentina, com mais de 450 mil Santos dos Últimos Dias.

    A Igreja também disponibiliza seus números de membros por continente. O maior é da América do Norte (9,2 milhões), seguido por América do Sul (4 milhões), Ásia (1,1 milhão), África (578 mil), Oceania (552 mil) e Europa (516 mil).

    Ainda tem dúvidas? Converse com um missionário ou visite uma de nossas capelas.

    Você também pode ler a Bíblia e o Livro de Mórmon em formato digital na íntegra.

    Conteúdo relacionado

    Em que os Mórmons Acreditam

    Como Vivem os Mórmons

    Conheça o Livro de Mórmon

    A Importância do Batismo