Que convênios os Santos dos Últimos Dias fazem com Deus?

    O que são convênios, o que eles significam, por que os santos dos últimos dias os fazem e o que eles recebem ao mantê-los? 

    O que é um convênio?

    Um convênio é um compromisso feito entre Deus e um indivíduo ou grupo de pessoas. Deus dá condições específicas e depois promete bênçãos pela obediência a essas condições. 

    Como são feitos os convênios?

    Os convênios são feitos quando as ordenanças - ações sagradas e formais - são realizadas pela autoridade do sacerdócio. As ordenanças e os convênios funcionam juntos, com certas promessas que acompanham cada ordenança em particular. 

    Por que os Santos dos Últimos Dias fazem convênios?

    Os santos dos últimos dias entendem que, para vivermos novamente com Deus e com Cristo, certos convênios devem ser feitos e mantidos. Assim, os convênios marcam o caminho de volta para Deus. 

    Que convênios específicos os Santos dos Últimos Dias fazem?

    Batismo

    Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fazem uma série de convênios específicos. O primeiro é o batismo, extensivo a indivíduos a partir de 8 anos de idade, e é o meio pelo qual eles são oficializados como membros da Igreja.

    Que promessas são feitas durante o batismo?

    O indivíduo promete tomar sobre si o nome de Cristo, sempre se lembrar Dele e guardar os mandamentos. Em troca, Deus promete que o Seu Espírito sempre estará com eles. 

    Os membros da Igreja renovam seus convênios batismais a cada semana quando recebem o sacramento (comumente chamado de comunhão em outros serviços cristãos) durante os cultos dominicais. O sacramento apresenta uma oportunidade para os membros da Igreja reverem os pensamentos e ações de sua semana, arrependerem-se de qualquer erro, voltarem a se comprometer a seguir os mandamentos e, a lembrarem-se de Jesus Cristo.

    Receber o dom do Espírito Santo

    Receber o dom do Espírito Santo é uma ordenança separada que ocorre logo após o batismo. 

    Quais promessas são feitas ao receber o dom do Espírito Santo?

    No batismo, os indivíduos prometem sempre se lembrarem de Deus e de Jesus Cristo, e é por meio do Espírito Santo que Deus é capaz de cumprir Sua promessa de que Seu Espírito estará com eles. Os indivíduos mantêm a companhia desse Espírito guardando os mandamentos.

    O termo “batismo de fogo” se refere ao impacto purificador que o Espírito Santo pode ter em uma pessoa. A companhia do Espírito Santo purifica, cura, santifica e refina nossas almas como que pelo fogo. Isso é necessário para que permaneçamos puros diante de Deus, o que é um requisito para vivermos novamente em Sua presença.

    Juramento e Convênio do Sacerdócio

    Dignos homens da Igreja têm a oportunidade de serem ordenados aos ofícios do sacerdócio a partir do ano em que completam 12 anos de idade. Ao serem ordenados a vários ofícios do sacerdócio, eles entram no Juramento e Convênio do Sacerdócio.

    Quais promessas são feitas ao se fazer o Juramento e Convênio do Sacerdócio?

    Suas responsabilidades incluem servir, fazer trabalho missionário, dar bênçãos de cura e consolo e cumprir toda designação que receberem. Ao fazer essas coisas, os portadores do sacerdócio serão santificados pelo Espírito e receberão tudo o que Deus tem.

    O Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Russell M. Nelson, ensinou que as bênçãos desse juramento valem não apenas à pessoa que guarda fielmente seus convênios, mas podem se estender aos membros da família, cônjuges, filhos, pais etc., por meio de sua influência justa. (Russell M. Nelson, “Convênios,” Ensign, Nov. 2011, 88). 

    Investidura do Templo

    Investidura” é outra palavra para dom, e os membros da Igreja que recebem a investidura do Temploestão fazendo um pacto para ganhar um dom de perspectiva e poder. As instruções e ordenanças que acontecem nos Templos são sagradas e não discutidas em detalhes fora deles. 

    Que promessas são feitas depois de se receber a Investidura?

    Um líder da igreja, Jeffrey R. Holland, ensinou que “o convênio que fazemos no Templo — nossa promessa de obedecer e sacrificar, de consagrar-nos ao Pai” se unirá com Sua promessa de conceder-nos “uma grande investidura” (Jeffrey R. Holland, “Guardar os Convênios: Uma Mensagem para os que Vão Servir Missão,”New Era, Jan. 2012, 4). 

    O novo e Eterno Convênio

    A ordenança do Templo referida como “casamento no Templo” ou “selamento” abre caminho para um relacionamento eterno entre marido e mulher, se ambos forem fiéis.

    Que promessas são feitas durante o selamento?

    Quando um indivíduo entra nesse “Novo e Eterno Convênio”, promete fidelidade ao seu cônjuge e a Deus. Se guardar esse convênio, receberá a promessa de exaltação (viver novamente com Deus e Jesus Cristo) e receberá a promessa de que seus relacionamentos familiares continuarão como gerações unidas pela eternidade.

    Recursos adicionais

    Clique aqui para aprender mais sobre os ensinamentos básicos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.  

    Clique aqui para saber mais sobre nossas crenças.

    Clique aqui para saber mais sobre convênios