Como usar a tecnologia com sabedoria

    Recursos tecnológicos ajudam a divulgar o evangelho de Jesus Cristo, mas devem ser utilizados com discernimento

    Adolescentes utilizam seus smartphones

    Os santos dos últimos dias usam tecnologia?

    A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem feito uso contínuo da tecnologia ao longo do último século. Das primeiras mensagens enviadas por rádio até as transmissões via satélite, a liderança da Igreja aproveita os recursos tecnológicos para disseminar as verdades do evangelho a um público maior. Vídeos, sites e canais de mídias sociais são outras ferramentas utilizadas na atualidade. 

    De acordo com autoridades gerais da Igreja, Deus inspirou o desenvolvimento da tecnologia para ajudar a espalhar o evangelho de Jesus Cristo por todo o mundo.

    Os missionários em campo usam smartphones e outros dispositivos para se conectar com as pessoas e compartilhar os ensinamentos sobre o evangelho. Os membros da Igreja também podem compartilhar mensagens espirituais com amigos e familiares do mundo todo. Com o uso de um smartphone, por exemplo, hoje uma pessoa é capaz de acessar de qualquer lugar aplicativos móveis de vídeos da Bíblia ou ler uma cópia digital do Livro de Mórmon.

    história da família é muito importante para a Igreja de Cristo e seus membros, motivo pelo qual existe uma das maiores coleções de registros genealógicos do mundo, muitas das quais estão disponíveis para o público no site FamilySearch.org. Registros físicos estão sendo escaneados, indexados e postados para uso público em uma velocidade incrível.

    O que significa usar a tecnologia com sabedoria?

    Como muitas coisas boas no mundo, a tecnologia também pode ter um efeito negativo na vida das pessoas se usada de maneira errada. É fácil encontrar conteúdo impróprio na televisão, nos filmes e na internet. Sexo, violência e comportamento rude são postados, vistos e compartilhados milhões de vezes por dia. Mesmo que uma pessoa evite conteúdos impróprios, é fácil perder horas jogando, acompanhando postagens de redes sociais ou navegando em sites.

    Usar a tecnologia com sabedoria significa aplicá-la para melhorar a vida das pessoas e não apenas para livrá-las de suas responsabilidades.

    Quais são algumas maneiras de melhorar o uso da tecnologia?

    Em 2018, o presidente Russell M. Nelson desafiou os adolescentes a participarem de um “jejum” de redes sociais por sete dias, o que significava que eles não iriam postar ou acompanhar para suas contas em redes sociais durante esse período. Isso ajudaria a obter uma perspectiva sobre o que é real e o que é falso. Também permitiria que eles usassem o tempo que gastariam nas redes sociais para fazer coisas que os ajudassem a se sentir mais próximos de Deus, de seus amigos e de suas famílias. Muitas pessoas que aceitaram o desafio encontraram maneiras de reduzir o uso das redes sociais após o término do jejum.

    Embora possa não ser prático evitar o uso da tecnologia por completo durante um período de tempo, pais e indivíduos podem definir limites de quanto tempo se pode passar usando tais ferramentas, assim como apontar quais sites e aplicativos são adequados e quais não devem ser utilizados.

    Os pais também podem ajudar seus filhos a reconhecer e evitar conteúdos impróprios. A Igreja não tem diretrizes oficiais para o uso individual das mídias para além de evitar pornografia de qualquer forma.

    Por que o uso da tecnologia importa?

    Os avanços tecnológicos tornaram melhor a vida das pessoas, assim como facilitaram processos do dia a dia e deram mais acesso à informação. Por esse motivo, é muito importante fazer uso desses recursos especialmente para ajudar a espalhar o evangelho de Jesus Cristo. 

    Conteúdos impróprios e o uso excessivo podem dificultar a percepção e a influência do Espírito Santo. Isso também pode distrair e atrapalhar a produtividade no trabalho e interferir nas relações interpessoais. 

    Tomar decisões sábias sobre como usar a tecnologia ajuda cada indivíduo a fazer o que Deus quer.

    Conteúdos relacionados:

    Devocional mundial para a juventude, 2018 com o Presidente Nelson.

    Nossa Crenças