Como se tornar membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

    Uma visão geral dos requisitos e procedimentos para se tornar um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

    Para tornar-se um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é necessário o batismo, por uma autoridade apropriada. Antes, é preciso aprender sobre as verdades fundamentais do evangelho de Jesus Cristo e manifestar um desejo sincero de seguir a Jesus Cristo por meio do batismo.

    Aprender e desenvolver a fé no Senhor Jesus Cristo

    Há muitas maneiras de aprender sobre a Igreja e as doutrinas de Jesus Cristo. Uma das mais simples é assistir às reuniões dominicais na Igreja. Todas as pessoas são bem-vindas, membros da Igreja ou não, para participarem de cultos semanais de duas horas de duração, que são realizados em quase todas as partes do mundo.

    mulher assistindo as reuniões dominicais

    Ler o Livro de Mórmon é outra maneira relevante de aprender sobre as crenças dos membros da Igreja. O Livro de Mórmon testemunha sobre Jesus Cristo e ensina que Ele é o Filho de Deus e o Salvador do mundo.

    As pessoas interessadas em aprender sobre a Igreja normalmente se reúnem com os missionários, indivíduos que servem em tempo integral como representantes de Jesus Cristo. Os missionários têm a responsabilidade primária de ensinar o evangelho restaurado de Jesus Cristo, amar, servir e batizar. Reunir-se com os missionários não significa que um indivíduo será batizado, apenas que eles estão procurando aprender mais.

    Todo o aprendizado adquirido, seja através da Igreja, estudo pessoal ou lições missionárias, destina-se a ajudar um indivíduo a desenvolver a fé em Jesus Cristo.

    Receber um testemunho e ter o desejo de seguir a Cristo

    Após aprender sobre os ensinamentos e doutrinas de Cristo, o indivíduo terá condições de ponderar e decidir por si mesmo se o que aprendeu é verdadeiro. 

    O final do Livro de Mórmon dá instruções sobre como fazer isso:

    “Eis que desejo exortar-vos, quando lerdes estas coisas, caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coração.

    E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.

    E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas.”(Morôni 10:3-5). 

    O texto afirma que o Espírito Santo revelará a verdade a todos aqueles que a procuram.

    Mas acreditar ou mesmo ter a convicção de verdades não é suficiente para o batismo, se um indivíduo não tem o desejo de fazer sinceramente o melhor possível para seguir a Cristo e todos os Seus ensinamentos. Ninguém será perfeito, mas, através do processo de arrependimento, é possível permanecer no caminho em direção a Cristo, mesmo quando cometemos erros.

    Ser batizado e receber o Espírito Santo

    No Novo Testamento, o próprio Jesus Cristo ordena que todas as pessoas, em todos os lugares, sejam batizadas em Seu nome. Ele ensinou: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”, (João 3:5).

    batismo por imersão

    Na Igreja, os batismos são realizados por imersão - ou seja, a pessoa é complemente submersa na água - por alguém com a devida autoridade para realizar a ordenança. Somente homens dignos que possuem o ofício correto do sacerdócio estão autorizados a batizar. Os batismos geralmente são realizados por um missionário, um amigo ou às vezes um parente.

    Depois de uma pessoa ser batizada, ela receberá o dom do Espírito Santo e será confirmada como membro da Igreja. Isso também deve ser feito por alguém que possua a autoridade do sacerdócio. O Espírito Santo é um companheiro para aqueles que decidiram ser batizados, atuando como consolador, protetor e testemunha da verdade. O Espírito Santo é um membro da Trindade e trabalha em união com Deus, o Pai, e Jesus Cristo. 

    Juntar-se aos Santos

    Ao se batizar na Igreja, o indivíduo promete ajudar os outros, testemunhar sobre Cristo, ser um bom exemplo, servir a Deus e guardar os mandamentos. Em troca, Deus promete perdoar seus pecados, dar a companhia do Espírito Santo e permitir que futuramente viva em glória com Deus, o Pai, e Jesus Cristo.

    A maioria dos membros, incluindo os recém-batizados, tem um chamado em sua congregação. Espera-se que a pessoa continue a dar o melhor de si, se arrependa quando cometer erros e cresça no evangelho. Espera-se ainda que os membros da Igreja ajudem e apoiem uns aos outros, à medida que cada um segue sua jornada para se tornar mais semelhante ao Salvador.

    Recursos adicionais

    Clique aqui para aprender mais sobre os ensinamentos básicos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.  

    Leia mais sobre nossas crenças

    A Importância do Batismo