Pular para a Navegação Principal
Todo mundo se sente desanimado às vezes. Mas algumas pessoas têm uma dificuldade mais séria com a qual têm que lidar.

Como Lidar com a Depressão 

Mental Health LDS

Lidar com a Depressão 

Todo mundo se sente desanimado às vezes. Mas algumas pessoas têm uma dificuldade mais séria com a qual têm que lidar. Aqui estão algumas maneiras de ajudar. 

Imagine esta situação: Sua amiga tem agido de maneira diferente ultimamente. Normalmente ela é otimista e divertida, mas agora ela não quer mais fazer coisas que costumava se divertir fazendo. Você se surpreendeu quando ela decidiu ficar em casa em vez de ir ao baile no sábado passado. Todas as vezes que você a vê, ela parece triste, solitária e irritada. E isso vem acontecendo há algum tempo.

Ao pensar sobre isso, você percebe que sua amiga sempre foi uma boa aluna, mas na semana passada ela deixou de entregar o trabalho de história pela terceira vez consecutiva. É como se tivesse perdido a motivação. Ela diz que se sente cansada o tempo todo, mas não consegue dormir à noite e menciona que sempre se sente triste, mas não sabe o motivo. Ela tem se sentido assim há algum tempo e você está preocupado que ela esteja com depressão.

Tristeza versus Depressão

Há uma diferença entre sentir-se triste e sofrer de depressão. Por exemplo, você pode se sentir triste depois de ser reprovado em uma prova ou desanimado porque seu time está em uma maré de derrotas. Tristeza e desânimo são reações normais a desafios e decepções da vida. Então como é possível saber se você ou alguém que você conhece está deprimido ou apenas passando pelos altos e baixos da vida?

Para começar, a depressão é mais do que apenas tristeza. A depressão é uma condição médica que afeta milhões de pessoas de todas as idades e situações. Ela afeta negativamente o modo como a pessoa pensa, sente e age. Alguns dos sintomas da depressão incluem tristeza persistente, falta de energia e sentimentos de desespero e de falta de esperança que duram semanas, meses ou até mais. Aqueles que estão com depressão podem não apreciar muitas das coisas que o faziam antes e podem achar difícil lidar com as atividades diárias.

Não há uma causa específica para a depressão, mas as causas incluem genética, desequilíbrio químico, alguns padrões de pensamento e eventos estressantes da vida. Felizmente, há ajuda. Aprenda mais sobre como as pessoas com depressão se sentem. 

Ajudar um Amigo

Pode ser difícil saber o que dizer ou fazer quando um amigo está deprimido. Mas você pode começar oferecendo apoio e incentivo. Aqui estão algumas outras maneiras de ajudar:

  1. Orar. Pergunte ao Pai Celestial qual a melhor maneira de ajudar seu amigo. Preste atenção às inspirações que receber. Pode ser algo bem simples e bom que você sinta que deva fazer.
  2. Ouça. Você não precisa consertar nada, só precisa ser um bom ouvinte. Ouça atentamente ao que seu amigo está dizendo e expresse que você estará sempre ao seu lado.
  3. Oriente. Simplesmente sugira: “Você já pensou em pedir ajuda?” Você pode ajudar seu amigo a procurar os pais, os líderes da Igreja ou outro adulto de confiança. Isso pode levar seu amigo aos recursos certos para que ele melhore. Se seu amigo não aceitar seus convites para falar com alguém e você ainda estiver preocupado, talvez você tenha que confiar em algum adulto que possa conseguir ajuda.
  4. Convide. As pessoas com depressão tendem a se sentir solitárias e a se isolar. Ajude seu amigo a sair de casa. Envolva seu amigo em atividades da Igreja e oportunidades de serviço. Seja direto, mas não leve para o lado pessoal se seu amigo não responder. Interagir com outras pessoas diminui os sentimentos de isolamento e de depressão, mas pode ser um passo difícil para a pessoa tomar.

Demonstre Paciência e Caridade

Pessoas com depressão não conseguem simplesmente usar uma varinha mágica e se animar, sair da depressão ou esquecer dela por si mesmas; será necessário paciência e amor de sua parte para ajudá-las. Não importa o que seu amigo esteja enfrentando, lembre-se do que o Presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência, ensinou: “O princípio e o fim da solução é a caridade, o puro amor de Cristo” (“Em Louvor dos Que Salvam”, A Liahona, maio de 2016). Seu apoio, incentivo e amor podem ter um papel importante em conseguir a ajuda de que seu amigo precisa.

O Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “A vida não é nem foi destinada a ser fácil. Esta é uma época de testes e provações” (“Firmes Como os Navios de Bristol: Dignos de Entrar no Templo — Nos Bons e nos Maus Momentos”, A Liahona, novembro de 2015). Por propósitos divinos, nossa vida na Terra é desafiadora. A depressão pode ser um dos desafios que enfrentaremos aqui.

Se estiver lutando contra a depressão, entenda que não é um sinal de fraqueza ou algo do qual deve se envergonhar ou se esconder. Infelizmente, a depressão e outros problemas mentais podem ser cercados por um estigma. Normalmente isso faz com que as pessoas que enfrentam a depressão se sintam estereotipadas e alienadas, o que as impede de obter ajuda. A verdade é que ninguém vai menosprezá-lo por procurar um médico por causa de uma perna quebrada ou de problemas cardíacos. Obter ajuda por causa da depressão é igualmente importante.

Ajuda e Esperança

Pensamentos negativos e sentimentos de desespero são sintomas da depressão, não a realidade da sua situação. Ajuda e esperança estão disponíveis. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

  1. Converse com alguém, como seus pais ou líderes da Igreja. Pode ser difícil se abrir e compartilhar como está se sentindo, mas isso vai ajudar. Uma forte rede de apoio é a chave para vencer a depressão, então procure ajuda!
  2. A maneira como tratamos nosso corpo afeta nossa mente e nosso espírito. Uma dieta saudável, exercícios regulares e sono suficiente realmente ajudam nosso bem-estar físico, mental e espiritual.
  3. Manter um diário pode ser uma excelente maneira de descarregar pensamentos e sentimentos negativos de modo seguro e lidar com problemas. Ao escrever, faça um compromisso de manter o foco em pensamentos saudáveis e positivos.
  4. Volte-se para coisas que podem trazer o Espírito para a sua vida. A depressão pode ter um efeito espiritual sobre você, assim como físico e emocional. O Espírito traz sentimentos de paz e calma, que podem ser difíceis de sentir quando você está deprimido. Mas é importante orar ao Pai Celestial e contar a Ele como você está se sentindo. Lembre-se de suas bênçãos e leia escrituras que tragam paz, esperança e força. Viva com fé e faça o seu melhor a cada dia. E, se ainda assim você não conseguir mais sentir o Espírito, continue seguindo em frente; eventualmente a luz virá.
  5. Pode ser que seja necessário tratar sua depressão com medicamentos e terapia realizada por um profissional. Não há nada de errado em buscar ajuda profissional. Inclusive, isso pode ser algo muito bom. O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “Se vocês tiverem apendicite, Deus espera que procurem uma bênção do sacerdócio e também o melhor atendimento médico disponível. O mesmo se dá com os distúrbios emocionais. Nosso Pai Celestial espera que usemos todos os maravilhosos dons que Ele concedeu nesta maravilhosa dispensação” (“Como um Vaso Quebrado”, A Liahona, novembro de 2013).

Depressão e Dignidade

Frequentemente as pessoas pensam erroneamente que os sentimentos da depressão resultam de iniquidade ou indignidade. Embora seja verdade que “o desespero vem por causa da iniquidade” (Morôni 10:22), não devemos presumir que a depressão seja sempre causada por viver em iniquidade. Se uma pessoa sente desespero e tristeza por causa do pecado, o arrependimento é um dom precioso que pode trazer alegria. Mas se a depressão o atingir do nada, não pense que é uma punição de Deus ou que isso indica falta de fé, caráter ou dignidade. Até mesmo o Presidente George Albert Smith enfrentou a depressão por muitos anos. Lembre-se de que você é um filho precioso de Deus. Ele os conhece e os ama. “O valor das almas é grande à vista de Deus” (D&C 18:10). Como filho de Deus, você tem um valor eterno.

Da Escuridão para a Luz

Jesus Cristo veio para dissipar toda a escuridão. Ele é “a luz e a vida do mundo” (3 Néfi 11:11) e a “luz que alumia em lugar escuro” (2 Pedro 1:19). Ele quer ajudá-lo. O Salvador disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). A depressão pode ser uma luta contínua, mas as promessas de Cristo são reais: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós”. (João 14:18). Ele entende perfeitamente porque tomou sobre Si “dores e aflições e tentações de toda espécie” de “todacriatura vivente, tanto homens como mulheres e crianças” (Alma 7:112 Néfi 9:21; grifo do autor). Jesus Cristo sabe como é sentir depressão e sabe como é a depressão que você ou seu amigo está sentindo. Com a ajuda do Salvador, você pode sair da escuridão da depressão e ver mais das coisas boas que estão ao seu redor.