Pular para a Navegação Principal
Não podemos negligenciar esse programa divinamente inspirado. Ele pode proporcionar crescimento espiritual a cada membro da família.

Como a Reunião Familiar Pode Abençoar Minha Família

As lições aprendidas no lar são as mais duradouras

Um pai chega em casa cansado após um longo dia de trabalho e percebe que o restante da família também está de mau humor. É segunda-feira à noite, e parece impossível realizar a noite familiar. Depois de orarem pedindo ajuda, o pai e a mãe decidem simplificar as coisas. Reúnem a família, cantam um hino e oram juntos. Depois dão a cada pessoa uma pequena vela para acender ao contar algo que os inspirou recentemente. Numa sala em penumbra, a luz das velas representa a inspiração e ajuda as crianças a se concentrarem. À medida que vão prestando testemunho, um sentimento doce de paz e amor se introduz na casa. A família termina a noite grata por ter feito a noite familiar.

Sabia que a noite familiar é um programa que existe na Igreja há cem anos?

Saiba mais sobre o programa e como incrementar sua Reunião Familiar com experiências marcantes de membros da igreja em todo o mundo.

Em abril de 1915, a Primeira Presidência orientou os membros a dedicarem uma noite por semana para orações, hinos, aprendizado do evangelho, histórias e atividades em família. (Ver a página 80 para um trecho da carta da Primeira Presidência.) Os profetas continuam a salientar a importância da noite familiar. “Não podemos negligenciar esse programa divinamente inspirado”, disse o Presidente Thomas S. Monson. “Ele pode proporcionar crescimento espiritual a cada membro da família, ajudando-o a vencer as tentações que se encontram em toda parte.”1

Aqui estão algumas atitudes a ter em mente ao tornar a noite familiar parte de sua semana:

É algo que se aplica a mim. “A noite familiar é para todos”, garantiu o Élder L. Tom Perry, do Quórum dos Doze Apóstolos.2 Todos nós — casados ou solteiros, com ou sem filhos — podemos dedicar tempo ao fortalecimento da família e ao aprendizado do evangelho.

Posso achar tempo. A Igreja dá o exemplo desautorizando atividades da Igreja nas noites de segunda-feira. Você pode mostrar ao Senhor e à sua família que está disposto a dedicar tempo ao que é mais importante.

Posso descobrir o que funciona para minha família. Se sua família estiver separada geograficamente, tente uma “noite familiar online” para conversar com os familiares pela Internet ou por telefone. Alguém precisa trabalhar até tarde? Faça uma “noite familiar externa” perto do local de trabalho no horário de intervalo. Um pai divorciado realizava uma “noite familiar por carta” todas as segundas-feiras escrevendo para os filhos que moravam longe. Que os obstáculos sejam um catalizador de maior criatividade.

home evening 2

A estrutura de sua noite familiar não é tão importante quanto o tempo investido. O evangelho deve ser ensinado tanto formal quanto informalmente. Façam dela uma experiência significativa para cada membro da família. A noite familiar é um momento precioso para prestar testemunho num ambiente seguro; para aprender a ensinar, a planejar e a organizar; para fortalecer vínculos familiares; para desenvolver tradições de família; para conversar uns com os outros; e, mais importante, para divertir-se muito juntos!

Elder Richard G. Scott, Conferência Geral, Out 2014

Posso começar esta semana. A noite familiar pode ser organizada de acordo com as necessidades e circunstâncias de seu lar. Eis algumas sugestões gerais;

O que torna a sua reunião familiar bem-sucedida?

  • Iniciar e terminar com uma oração. Isso convida o Espírito, aumenta o amor e ensina nossa família como orar.
  • Aprender com as escrituras e as palavras dos profetas dos últimos dias para ajudar sua família a viver o evangelho.
  • Acrescentar música, como hinos e canções da Primária, para criar uma atmosfera de amor, paz e alegria. Visite o site de música
  • Torná-la divertida com jogos, atuações de histórias das escrituras e fazer algumas guloseimas. Manter o ambiente iluminado e amoroso.
  • Ser constante. As noites de segunda-feira são reservadas pela Igreja para a reunião familiar. Se não der certo na segunda, encontre uma noite que dê.
  • Acrescentar variedade. Ajudar um vizinho necessitado, dar uma lição em um parque, ou fazer uma caminhada em família.

Quero as bênçãos. Os profetas prometeram que, se participarmos da noite familiar, grandes bênçãos virão: o amor e a obediência no lar aumentarão. A fé florescerá no coração dos jovens. As famílias “ganharão o poder de combater as influências e tentações malignas” que as cercam.

Mesmo que suas noites familiares não sejam perfeitas a cada vez, sua família será fortalecida e abençoada por seus esforços. “Cada noite familiar é uma pincelada na tela de nossa alma”, ensinou o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Nenhum desses momentos isoladamente aparenta ser muito impressionante ou memorável. Mas assim como as pinceladas (…) de tinta se complementam e produzem uma impressionante obra-prima, nossa constância em fazer coisas aparentemente pequenas pode levar a resultados espirituais significativos.

Dar a Maior Prioridade

“Aconselhamos os pais e os filhos a dar a maior prioridade à oração familiar, à noite familiar, ao estudo e ensino do evangelho, e às atividades familiares salutares. Por mais dignos e adequados que sejam os outros afazeres ou atividades, não podemos permitir que tomem o lugar dos deveres determinados por Deus que somente os pais e a família podem desempenhar adequadamente.” Carta da Primeira Presidência, 11 de fevereiro de 1999.

Recursos Adicionais para a Reunião Familiar

Vídeos

Música 

Livro de Gravuras do Evangelho 

Dicas de Ensino