A importância do arrependimento e do perdão

    Por que os princípios do perdão e do arrependimento são tão importantes para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?

    Arrependimento

    “Arrependimento” vem de uma palavra grega que significa conversão, mudança de direção e mudança de mente. Após cometer erros ou pecar, escolher se arrepender significa desejar ativamente uma mudança de comportamento, mentalidade e atitude em relação ao erro cometido. O arrependimento envolve mudar nossas vidas para estarmos mais alinhados com os ensinamentos do Salvador e dos mandamentos de Deus. 

    O arrependimento não é simplesmente uma sugestão, mas um requisito para a salvação, porque “nada impuro pode herdar o reino do céu” (Alma 11:37). 

    Não importa o que tenha acontecido, o arrependimento é sempre disponível. Quanto mais cedo uma pessoa começa a se arrepender, mais cedo poderá receber o perdão e encontrar a paz. Atrasar o arrependimento pode resultar em atrasos ou perda de bênçãos, oportunidades e orientação espiritual.

    Perdão

    O arrependimento leva ao perdão. O pecado é um fardo pesado e muitas pessoas carregam a culpa de erros e pecados do passado desnecessariamente. Por causa da Expiação de Jesus Cristo, todos podem ser perdoados se fizerem o esforço necessário para se arrependerem.

    Além de buscar perdão por nossos próprios erros, também somos ensinados a perdoar os outros de bom grado. Na vida cotidiana, muitas vezes somos prejudicados por outras pessoas - às vezes inocentemente e às vezes intencionalmente. De qualquer forma, devemos abandonar os sentimentos duradouros de raiva, amargura ou vingança. E também trabalharmos para encontrar o bem nos outros, em vez de nos concentrarmos em suas falhas ou fraquezas. Deus é o juiz supremo e tratará de maneira justa e misericordiosa com cada um, conforme julgar conveniente.

    Recursos adicionais

    Clique aqui para aprender mais sobre os ensinamentos básicos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.