Ajuda humanitária internacional e a Igreja de Jesus Cristo

    Como cristãos, os mórmons se esforçam para seguir o mandamento do Salvador de fazer aos outros o que gostariam que fizessem a si próprios (Mateus 7:12). Existem inúmeras maneiras pelas quais os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, incluindo os missionários, servem ao próximo no mundo todo.

    Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dedicam muito do seu tempo ajudando os outros através do serviço cristão e amoroso.

    O Segundo grande mandamento

    Quando um homem perguntou a Jesus Cristo qual era o maior mandamento, Jesus ensinou: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:37-39)

    Como cristãos, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (às vezes chamados de Mórmons) se esforçam para seguir o mandamento de Jesus Cristo de demonstrar amor aos nossos próximos em todo o mundo. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que uma das melhores formas de demonstrar amor aos outros é através do serviço. Inspirados por admoestações das escrituras sobre amar e servir aos outros (Tiago 1:27Alma 34:27–29), eles ajudam seus irmãos e irmãs necessitados de muitas maneiras diferentes. 

    Como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias serve aos outros? 

    Mãos Que Ajudam

    Muitos membros da Igreja também servem a outros através do programa Mãos Que Ajudam. Facilmente identificáveis por seus coletes amarelos, os voluntários do programa Mãos Que Ajudam proporcionam serviços à comunidade e assistência pós-desastres. O objetivo do programa não é fornecer bens ou fundos, mas trabalhadores de serviços gratuitos em momentos de necessidade.

    Serviços de Caridade SUD

    Os Serviços de Caridade SUD administram uma variedade de programas humanitários globais que são “baseados nos princípios de responsabilidade pessoal, apoio à comunidade, autonomia e sustentabilidade”. Uma iniciativa administrada pelos Serviços de Caridade SUD é a Benson Food, cujo foco é ajudar “os beneficiários a aumentar sua segurança alimentar por meio de práticas sustentáveis e econômicas”, incluindo a produção doméstica de alimentos, melhor nutrição e armazenamento de alimentos. A Benson Food opera em 12 países e atendeu aproximadamente 116 mil pessoas em 2016. 

    Outras iniciativas comandadas pelos Serviços de Caridade SUD têm como foco a água potável; resposta global de emergência após desastres naturais, distúrbios civis ou fome; imunizações; cuidados maternos e neonatais; cuidados com a visão; e fornecimento de cadeiras de rodas e dispositivos de mobilidade para pessoas com deficiência. Os Serviços de Caridade SUD também trabalham com organizações parceiras em todo o mundo para aumentar o impacto das iniciativas e melhor atender às necessidades locais

    Centro Humanitário dos Santos dos Últimos Dias

    Em um ano normal, o Centro Humanitário dos Santos dos Últimos Dias envia aproximadamente 3.700 toneladas de sapatos e roupas, 300 mil kits de higiene e escolares e 12 mil mantas para mais de 50 países. Quando possível, suprimentos humanitários são adquiridos perto de onde são necessários. Além disso, no Centro Humanitário são oferecidos até 18 meses de treinamento de autossuficiência aos membros vulneráveis da comunidade, incluindo refugiados e imigrantes, para ajudá-los a se preparar para entrar no mercado de trabalho. Após a conclusão do treinamento, o centro ajuda os estagiários a encontrar emprego. 

    O que os missionários mórmons fazem para servir aos outros? 

    Muitos membros da Igreja prestam serviço amoroso e cristão servindo como missionários. Muitos missionários servem em missões de proselitismo em tempo integral, durante as quais passam muito do seu tempo pregando o evangelho de Jesus Cristo. Outros servem em missões de serviço da Igreja. Missões de serviço da Igreja são muitas vezes uma opção para jovens que não podem continuar fazendo proselitismo por causa de desafios físicos, mentais ou emocionais.  

    Muitos membros de mais idade, já aposentados, também decidem servir em missões de tempo integral ou de serviço da Igreja, como indivíduos ou como casais. Esses missionários podem passar o tempo ajudando com grupos de apoio à recuperação de vícios; servindo em unidades de armazéns do bispo onde os alimentos estão disponíveis gratuitamente aos necessitados; ajudando com recursos de emprego; ajudando a atender as necessidades físicas e espirituais das pessoas que moram nas cidades do interior; e ajudar os outros através de pesquisa de história da família ou indexação de registros históricos. 

    Recursos Adicionais:

    Clique aqui para saber mais sobre os esforços de serviço da Igreja.

    Acesse justserve.org para encontrar oportunidades de servir a partir muitas organizações diferentes em sua comunidade.