Pular para a Navegação Principal

A Importância do Batismo

O batismo é algo muito maior do que uma tradição ou um ritual: é uma promessa solene feita a Deus. Por isso, ele é encarado pelos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como algo sagrado e fundamental para o caminho da salvação. 

Leia este artigo e entenda melhor as crenças dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como mórmons, sobre o renascimento em Cristo e as características especiais do batismo na Igreja.

Batismo de um membro da igreja de Jesuscristo dos Santos do Ultimos Dias, tambem conhecidos como Mormons

Como é o batismo dos Santos dos Últimos Dias? 

O batismo é uma ordenança sagrada e essencial para a salvação de todos os seres humanos. É através dele que você pode limpar seus pecados e fazer convênios com Deus: você promete cumprir os ensinamentos de Jesus Cristo para, então, receber Suas bênçãos.  

Ao ser batizado você aceita o Salvador e, assim, ser chamado de cristão, vivendo como testemunha e servo de Cristo. Por sua vez, você terá a companhia do Espírito Santo, que irá consolá-lo e, guiá-lo (Mosias 18:8–10). 

Os Santos dos Últimos Dias fazem seus batismos por imersão na água. Ele deve ser realizado por alguém com autoridade adequada, assim como Deus ordenou João Batista ao sacerdócio, tendo ele realizado o batismo do próprio Jesus Cristo (Hebreus 5:4Mateus 3:5–6Lucas 1:76). 

Para os Santos dos Últimos Dias, a imersão simboliza a morte da pessoa em relação à sua vida de pecado, renascendo em uma vida espiritual e dedicada ao plano de salvação do Pai Celestial.

O que é o batismo por procuração? 

Como nem todas as pessoas que viveram na Terra tiveram a oportunidade de ser batizadas, os Santos dos Últimos Dias permitem que o batismo seja realizado por procuração, ou seja, que uma pessoa em vida seja batizada em nome de outra falecida. 

O batismo pelos mortos já era praticado pelo Apóstolo Paulo, como ensinam as escrituras bíblicas (I Coríntios 15:29).  

Com a restauração da Igreja de Jesus Cristo pelo Profeta Joseph Smith, o batismo por procuração foi retomado em 1840, pois “o Plano de Salvação foi projetado para salvar todos os que estivessem dispostos a obedecer às demandas da lei de Deus” (Journal History of the Church, 15 de agosto de 1840). 

Com que idade os Santos dos Últimos Dias se batizam? 

Apesar da Bíblia não abordar diretamente o batismo de bebês e crianças pequenas, o Livro de Mórmon destaca que “filhinhos são inteiros, porque não são capazes de cometer pecado” (Morôni 8:8).  

Com isso, fica fácil entender o que Jesus ensinou: 'Os que são inteiros não precisam do médico, mas os doentes: não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Marcos 2:17). 

Sendo assim, como bebês são puros e incapazes de cometer pecados, é desnecessário seu batismo. 

O Pai Celestial, nos tempos modernos, disse claramente que as crianças só devem ser batizadas após os oito anos de idade (D&C 68:27), já que é nessa idade que são capazes de compreender melhor e ser responsáveis por suas escolhas. 

 

Ainda tem dúvidas? Converse com um missionário ou visite uma de nossas capelas. 

Você também pode ler a Bíblia e o Livro de Mórmon em formato digital na íntegra. 

Conteúdo relacionado 

Fortalecer o Casamento 

Como É Um Pai dos Santos dos Últimos Dias? 

Quem foi Joseph Smith? 

Em que os Santos dos Últimos Dias acreditam?