Os 12 Apóstolos de Jesus Cristo: No passado e hoje

    Os doze apóstolos antigos de Jesus Cristo pregavam o Evangelho. Muitos deram suas vidas pela fé. Hoje, há apóstolos novamente na Terra e, assim como os apóstolos de antigamente, sua missão é testemunhar sobre Cristo e liderar Sua Igreja

    Treze estátuas de mármore, representando Jesus Cristo e Seus Doze Apóstolos, embelezam o Centro de Visitantes do Templo de Roma de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

    No Centro de Visitantes do templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Roma, na Itália, há treze magníficas estátuas. Feitas com um impressionante mármore branco de Carrara, elas representam o Salvador Jesus Cristo e Seus doze apóstolos originais. As estátuas são réplicas quase exatas de originais produzidos em 1800, pelo mestre escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen, e são um testemunho da grande fé e dedicação dos apóstolos à sua missão de testemunhar sobre Cristo.

    Assim como os antigos apóstolos representados por essas estátuas ajudaram a guiar a igreja primitiva de Cristo, os apóstolos vivos mais uma vez ajudam a conduzir Sua igreja hoje. Saiba mais sobre quem eram os antigos apóstolos e sobre os apóstolos que atualmente habitam a Terra.

    O que são apóstolos?

    Quando Jesus Cristo esteve na Terra, ele chamou doze homens para ajudá-lo a ensinar Seu Evangelho. Esses homens vinham de origens diferentes, alguns eram pescadores, outro era coletor de impostos. Mas, todos tinham algo em comum: eram apóstolos, e o trabalho deles era servir aos outros e testemunhar sobre Jesus.

    Esses antigos apóstolos possuíam o santo sacerdócio de Deus e foram ordenados por sua vocação especial. Hoje, há mais uma vez apóstolos de Jesus Cristo na Terra. Assim como antigamente, os apóstolos da atualidade são chamados por Deus. Eles possuem uma autoridade especial do sacerdócio para agir em nome de Deus e, viajam pelo mundo ensinando às pessoas sobre Jesus.

    Quem foram os antigos apóstolos e o que sabemos sobre eles?

    A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. 

    Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos. Depois da morte de Jesus, Pedro presidiu a Igreja que Cristo estabeleceu e, os apóstolos pregaram o Evangelho. 

    Mateus era um cobrador de impostos ou um 'publicano'. Ele abandonou essa carreira para seguir a Jesus Cristo. Mateus é conhecido como o escritor do Evangelho de Mateus, no Novo Testamento. Mateus era provavelmente um homem bem-educado e seu Evangelho foi escrito especialmente para os judeus.

    Judas Iscariotes foi o apóstolo que traiu Jesus por 30 moedas de prata. Cheio de remorso, Judas se enforcou. O apóstolo Matias foi chamado para substituir Judas.

    Nós não sabemos tanto sobre as vidas de Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote; quanto alguns dos outros antigos apóstolos. No entanto, sabemos que eles eram comprometidos com o Evangelho de Jesus Cristo. A tradição ensina que muitos deles viajaram pelo mundo antigo ensinando o Evangelho e estavam dispostos a morrer por sua fé. A fé e o sacrifício dos antigos apóstolos de Jesus foram extraordinários.

    Profetas e apóstolos atuais. Quorum dos doze e a primera presidencia de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias em Roma, Italia

    Apóstolos hoje

    Com o passar do tempo e a morte dos antigos apóstolos, a mensagem que Jesus ensinou lentamente se tornou distorcida e corrompida. O sacerdócio, ou a autoridade para o homem agir em nome de Deus, foi removido da Terra. A Igreja que Jesus estabeleceu não era mais a mesma. Séculos se passaram sem a verdadeira Igreja de Jesus Cristo na Terra.

    Em 1820, um adolescente chamado Joseph Smith, que vivia em uma fazenda, estava orando para saber a qual igreja se unir. Em resposta à oração de Joseph, tanto Deus Pai quanto o Senhor Jesus Cristo apareceram. Jesus Cristo disse a Joseph para não se juntar a nenhuma das igrejas existentes. Jesus Cristo queria que Sua verdadeira Igreja estivesse na Terra novamente e começou a restaurá-la por meio de Joseph Smith.

    Por fim, os antigos apóstolos Pedro, Tiago e João voltaram como mensageiros celestiais para abençoar Joseph com a mesma autoridade para liderar a Igreja de Cristo que eles tinham enquanto estavam vivos. Com o tempo, a estrutura completa da Igreja de Cristo foi restaurada, incluindo o chamado dos apóstolos. Desde então, uma linha ininterrupta de apóstolos e profetas conduziu A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Terra.

    Por que isso é importante hoje?

    Hoje, os apóstolos continuam a ensinar sobre a missão de Jesus Cristo para redimir todos os filhos de Deus. Os apóstolos ensinam sobre os mandamentos de Jesus e lideram e conduzem a Igreja de Jesus Cristo, sob Sua direção. Os apóstolos vivos falam à Igreja e ao mundo duas vezes por ano em uma reunião especial chamada Conferência Geral, que é transmitida ao redor do mundo.

    Saiba mais sobre o que os apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão ensinando hoje e, como suas palavras podem ajudá-lo a se aproximar de Jesus Cristo visitando www.lds.org.br.

    Conteúdo relacionado: